Fundado em 1999, o Grupo Mãos Estendidas nasceu através do trabalho de preparação e distribuição de marmitas à moradores de rua. O projeto tomou larga escala a ponto de ganhar uma sede própria e atualmente tem o propósito de unir voluntários com a disposição de auxiliar moradores em situação de rua na cidade de São Paulo. O maior intuito do grupo é oferecer um lar com toda infraestrutura necessária para que seus assistidos se sintam realmente em casa durante as atividades e tenham a oportunidade de receber uma assistência além de suas necessidades fisiológicas, mas também, o resgate da autoestima e retorno ao convívio na sociedade.

grupo-maos-estendidas

A premissa da ONG é proporcionar ao morador em situação de rua, alternativas para essa inclusão a partir do esforço e dedicação de si próprio, através de atividades e apoio social, jurídico e psicológico.

Os voluntários devem seguir um cronograma pré-definido que conta com um roteiro divido por dias, horários e tarefas. Por exemplo, todos os domingos é organizado um café da manhã com diferentes roteiros que vão desde música e cinema até banho e entrega de kits de higiene. Aos sábados os assistidos ganham novas roupas, tomam banho e podem passar por profissionais voluntários. Para fazer parte do grupo é importante que a pessoa entenda que ela estará agindo diretamente para a consolidação de um meio de vida e que consiga cumprir com os compromissos de coração aberto. Os horários são flexíveis de escalas mensais e semanais, logo o voluntário decide quando pode colaborar, mas é essencial que ele tenha em mente que aquele momento é um momento de se doar e se fazer presente.

A ONG depende exclusivamente de doações para custear todas as despesas fixas do lar, que são angariadas de porta em porta ou atuando junto à conhecidos. As demais doações de comida, roupa, produtos de higiene pessoal e geral são utilizadas para proporcionar bem-estar e auxílio para os assistidos. Atualmente, a principal dificuldade do Grupo é encontrar apoio de parceiros, trabalhadores e manter a organização e e abastecimento do lar. Saiba como contribuir em : grupomaosestendidas.ong.br/